Anuncie Connosco 963 152 172

É um tipo de massagem de origem milenar, baseada na medicina tradicional chinesa e na medicina oriental, tem a finalidade de melhorar a saúde e proporcionar o bem-estar. “Shiatsu é uma palavra de origem japonesa que significa pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”), mas pode ser feita também com os cotovelos, palma das mãos, e joelhos”, esclarece Roberto Debski, médico, especialista em homeopatia e acupuntura pela Associação Médica Brasileira.

A massagem shiatsu é realizada com o paciente na posição deitada e pode-se utilizar óleos essenciais para facilitar o deslizar das mãos. “O terapeuta realiza pressão em pontos de regiões em que há dor ou tensão, com a finalidade de promover a circulação da energia e do sangue, o relaxamento muscular e a analgesia”, explica o médico.

O shiatsu é um tipo de massagem que pode ser indicado para:

  • Dores em geral (como dor de cabeça, enxaqueca, dor nas costas, músculos e articulações);
  • Problemas emocionais e psicossomáticos (como a ansiedade e o estresse);
  • Alterações do sono;
  • Lesões do esporte;
  • Falta de vitalidade;
  • Distúrbios alimentares;
  • Melhorar a circulação sanguínea e a circulação dos vasos linfáticos.

 

Woman having Shiatsu massage

“Através do shiatsu, é possível conseguir o alívio das tensões musculares, melhora da postura, reequilíbrio da circulação do sangue e do fluxo energético do organismo. E esse tipo de massagem promove a eliminação de toxinas, melhora a qualidade do sono, causa sensação de relaxamento, acalma, traz bem-estar, mais disposição, energia e vitalidade”, complementa Debski.

Qualquer pessoa pode fazer uma sessão de shiatsu, a única exceção são as crianças pequenas e bebês. Nesses casos, é mais indicada a massagem shantala ou relaxante. Além disso, de acordo com Marcos Yshida Ferrari, massoterapeuta do Espaço Kurma, em São Paulo, a técnica também é contraindicada para mulheres no primeiro trimestre gestação e não pode ser feita em membros com varizes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PT
en_GB pt_PT